Para pessoas que pouco participam da Missa, pode parecer complicada essa estrutura, mas estudando cada parte da missa separadamente, vemos que é bem simples. Pela tabela, vemos que a Missa pode ser dividida em quatro grandes partes. São elas: Ritos iniciais, Liturgia da Palavra, Liturgia Eucarística e Ritos finais.
Os Ritos iniciais é a chegada, a acolhida para criar clima celebrativo. Iniciam com canto e procissão de entrada (esta é feita, geralmente, nas missas dominicais e festivas). Participam da procissão o(os) celebrante(s), os ministros, os leitores, os acólitos e as pessoas que levam cartaz, vela ou cruz. O presidente da celebração saúda a comunidade e invoca a presença da Santíssima Trindade com o sinal da Cruz.
Segue o Ato Penitencial onde os cristãos reconhecem a misericórdia de Deus pai que acolhe o pecador arrependido. Um momento de silêncio ajuda a interiorização e o desejo de ter uma nova vida com Deus e com os irmãos.
Após o ato penitencial é cantado ou rezado o Glória, louvando a Trindade. É um hino alegre que deve ser proclamado com entusiasmo.
Segue a oração do dia (coleta) onde o celebrante convida o povo a rezar.
A Liturgia da Palavra é o momento de escuta. É parte essencial da Missa; nela são feitas leituras bíblicas, reflexões e são citados salmos e antífonas. Nos domingos e dias festivos são proclamadas três leituras.
A primeira leitura é tirada do Antigo testamento.
O evangelho é precedido pelo canto de Aleluia ou um salmo adequado. Deus fala para cada um de nós individualmente e em comunidade pela Palavra que é completada com a homilia. Esta deve ser ligada com os textos bíblicos. Com a nossa vida e com o que se celebra. Nas missas dominicais, após a homilia, reza-se o Creio, ato de fé pela Palavra
proclamada.
Para encerrar a Liturgia da palavra,a comunidade reza pelas necessidades da igreja, pela igreja local e por toda comunidade.
O ALTARO altar representa a mesa da Ceia do Senhor. Lembra também a cruz de Jesus, que foi como um "altar" onde o Senhor ofereceu o Sacrifício de sua própria vida. O altar deve ter o sentido de uma mesa de refeição para celebrar a Ceia do Senhor. Sobre o altar vai a toalha, geralmente branca, comprida. Deve ser limpa, condizente com a grandeza da Ceia do Senhor.
AS CORES DOS PARAMENTOS LITURGICOSA liturgia sagrada da Igreja tem uma linguagem simbólica muito expressiva, através das cores. As cores propriamente litúrgicas são seis: branco, vermelho, verde, roxa, rosáceo e preto. Em alguns lugares, por privilégio, usa-se o azul celeste na festividade da Imaculada Conceição. - Branca: Resultado de todas as cores juntas, simboliza a pureza e a alegria. É usada em todas as festividades de Nosso Senhor (excetuadas as da Paixão), que é a Luz do mundo; nas festas de Nossa Senhora, dos anjos e dos santos não-mártires.- Verde: Simboliza a esperança. É adotada nos domingos que seguem a festa da Epifania, até à Setuagésima; e após o Pentecostes, até o Advento. - Vermelha: Simboliza o fogo do amor, da caridade ou do martírio. É adotada nas festividades do Espírito Santo da Santa Cruz e dos Santos Mártires. - Roxa: Simboliza a penitência e a contrição. Usa-se no tempo da Quaresma e do Advento. - Rosácea: Simboliza a alegria, dentro de um tempo destinado à penitência. Usa-se no 3º. domingo do Advento e no 4º. domingo da Quaresma. - Preta: Simboliza o luto, dor e tristeza. É usada na Sexta-feira Santa e nas Missas de defuntos, quando a Igreja chora, respectivamente, a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo e a dos seus filhos espirituais. (Em desuso no Brasil.)
OBJETOS USADOS NA MISSA- Hóstia: é pão de trigo puro. Há uma hóstia grande para o presidente da celebração e as pequenas para o povo. A do padre é grande para ser vista de longe na elevação. - Vinho: É vinho puro, de uva. Assim como o pão se muda no Corpo de Cristo na consagração, o vinho se muda no Sangue do Senhor, vivo e ressuscitado. - Cálice: É uma "taça" revestida de ouro ou prateada. Nele se deposita o vinho a ser consagrado. - Âmbula: É semelhante ao cálice, mas tem uma tampa. Nela se colocam as hóstias. Após a Missa é guardada no Sacrário com as hóstias consagradas. - Patena: É um "pratinho" de metal. Sobre ele se coloca a hóstia grande. - Água: É natural. Serve para purificar as mãos do sacerdote e ser colocada no vinho (umas gotas só), para simbolizar a união da humanidade com a Divindade em Jesus. Também é usada para purificar o cálice e a âmbula. - Pala: É uma peça quadrada, dura, (um cartão revestido de linho). Cobre o cálice. - Sanguinho: É uma toalhinha comprida, branca. Serve para enxugar o cálice e a âmbula. - Galhetas: são como duas jarrinhas de vidro. Numa vai a água, na outra, o vinho. Elas estão sempre juntas, num pratinho, ao lado do altar.- Manustérgio: Vem da palavra latina "manus", que quer dizer "mão". É para enxugar as mãos do Celebrante, no ofertório. Acompanha as galhetas. - Missal: é um livro grosso que tem o rito da Missa, menos as Leituras, que estão num outro livro chamado Lecionário. - Crucifixo: Sobre o altar ou acima dele deve haver um crucifixo para lembrar que a Ceia do Senhor é inseparável do seu Sacrifício Redentor.- Velas: Sobre o altar vão duas velas. A chama da vela é o símbolo da fé, que recebemos de Jesus, "Luz do Mundo". É sinal de que a Missa só tem sentido para quem vive a fé.
MAS PORQUE IR À IGREJA?O individualismo não tem lugar no Evangelho, pois a Palavra de Deus nos ensina a viver fraternalmente. A Igreja é o povo de Deus. Com ela Jesus fez a Nova e Eterna Aliança no seu Sangue. A palavra Igreja significa Assembléia. É um povo reunido na fé, no amor e na esperança pelo chamado de Jesus Cristo. A Missa foi sempre o centro da comunidade e o sinal da unidade, pois é celebrada por aqueles que receberam o mesmo batismo, vivem a mesma fé e se alimentam do mesmo Pão. Todos os fiéis formam um só "corpo". São Paulo disse aos cristãos: "Agora não há mais judeus nem grego, nem escravo, nem livre, nem homem, nem mulher. Pois todos vós sois UM SÓ em Cristo Jesus" (Gl 3,28).
GESTOS E ATITUDESO homem é corpo e alma. Há nele uma unidade vital. Por isso ele age com a alma e com o corpo ao mesmo tempo. O seu olhar, as suas mãos, a sua palavra, o seu silêncio, o seu gesto, tudo é expressão de sua vida. Na Missa fazemos parte de uma Assembléia dos filhos de Deus, que tem como herança o Reino dos céus. Por isso na Celebração Eucarística, não podemos ficar isolados, mudos, cada um no seu cantinho. A nossa fé, o nosso amor e os nossos sentimentos são manifestados através dos gestos das palavras, do canto, da posição do corpo e também do silêncio. Tanto no canto como o gesto, ambos dão força à palavra. A Oração não diz respeito apenas à alma do homem, mas ao homem todo, que é também corpo. O corpo é a expressão viva da alma. VEJAMOS O SIGNIFICADO DOS GESTOS - Sentado: É uma posição cômoda, uma atitude de ficar à vontade para ouvir e meditar, sem pressa.- Em pé: É uma posição de quem ouve com atenção e respeito. Indica a prontidão e disposição para obedecer. (Posição de orante) - De joelhos: Posição de adoração a Deus diante do Santíssimo Sacramento e durante a consagração do pão e vinho. - Genuflexão: É um gesto de adoração a Jesus na Eucaristia. Fazemos quando entramos na igreja e dela saímos, se ali existir o Sacrário.- Inclinação: Inclinar-se diante do Santíssimo Sacramento é sinal de adoração. - Mãos levantadas: É atitude dos orantes. Significa súplica e entrega a Deus.- Mãos juntas: Significam recolhimento interior, busca de Deus, fé, súplica, confiança e entrega da vida. - Silêncio: O silêncio ajuda o aprofundamento nos mistérios da fé. Fazer silêncio também é necessário para interiorizar e meditar, sem ele a Missa seria como chuva forte e rápida que não penetra na terra.
ATIVIDADE
1. Por que a Missa é a oração mais importante?
_________________________________________
2. O que o padre faz na Missa?
_________________________________________
3. Ir à Missa é só uma obrigação? Comente.
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Os Ritos iniciais é a chegada, a acolhida para criar clima celebrativo. Iniciam com canto e procissão de entrada (esta é feita, geralmente, nas missas dominicais e festivas). Participam da procissão o(os) celebrante(s), os ministros, os leitores, os acólitos e as pessoas que levam cartaz, vela ou cruz. O presidente da celebração saúda a comunidade e invoca a presença da Santíssima Trindade com o sinal da Cruz.
Segue o Ato Penitencial onde os cristãos reconhecem a misericórdia de Deus pai que acolhe o pecador arrependido. Um momento de silêncio ajuda a interiorização e o desejo de ter uma nova vida com Deus e com os irmãos.
Após o ato penitencial é cantado ou rezado o Glória, louvando a Trindade. É um hino alegre que deve ser proclamado com entusiasmo.
Segue a oração do dia (coleta) onde o celebrante convida o povo a rezar.
A Liturgia da Palavra é o momento de escuta. É parte essencial da Missa; nela são feitas leituras bíblicas, reflexões e são citados salmos e antífonas. Nos domingos e dias festivos são proclamadas três leituras.
A primeira leitura é tirada do Antigo testamento.
O evangelho é precedido pelo canto de Aleluia ou um salmo adequado. Deus fala para cada um de nós individualmente e em comunidade pela Palavra que é completada com a homilia. Esta deve ser ligada com os textos bíblicos. Com a nossa vida e com o que se celebra. Nas missas dominicais, após a homilia, reza-se o Creio, ato de fé pela Palavra
proclamada.
Para encerrar a Liturgia da palavra,a comunidade reza pelas necessidades da igreja, pela igreja local e por toda comunidade.
O ALTARO altar representa a mesa da Ceia do Senhor. Lembra também a cruz de Jesus, que foi como um "altar" onde o Senhor ofereceu o Sacrifício de sua própria vida. O altar deve ter o sentido de uma mesa de refeição para celebrar a Ceia do Senhor. Sobre o altar vai a toalha, geralmente branca, comprida. Deve ser limpa, condizente com a grandeza da Ceia do Senhor.
AS CORES DOS PARAMENTOS LITURGICOSA liturgia sagrada da Igreja tem uma linguagem simbólica muito expressiva, através das cores. As cores propriamente litúrgicas são seis: branco, vermelho, verde, roxa, rosáceo e preto. Em alguns lugares, por privilégio, usa-se o azul celeste na festividade da Imaculada Conceição. - Branca: Resultado de todas as cores juntas, simboliza a pureza e a alegria. É usada em todas as festividades de Nosso Senhor (excetuadas as da Paixão), que é a Luz do mundo; nas festas de Nossa Senhora, dos anjos e dos santos não-mártires.- Verde: Simboliza a esperança. É adotada nos domingos que seguem a festa da Epifania, até à Setuagésima; e após o Pentecostes, até o Advento. - Vermelha: Simboliza o fogo do amor, da caridade ou do martírio. É adotada nas festividades do Espírito Santo da Santa Cruz e dos Santos Mártires. - Roxa: Simboliza a penitência e a contrição. Usa-se no tempo da Quaresma e do Advento. - Rosácea: Simboliza a alegria, dentro de um tempo destinado à penitência. Usa-se no 3º. domingo do Advento e no 4º. domingo da Quaresma. - Preta: Simboliza o luto, dor e tristeza. É usada na Sexta-feira Santa e nas Missas de defuntos, quando a Igreja chora, respectivamente, a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo e a dos seus filhos espirituais. (Em desuso no Brasil.)
OBJETOS USADOS NA MISSA- Hóstia: é pão de trigo puro. Há uma hóstia grande para o presidente da celebração e as pequenas para o povo. A do padre é grande para ser vista de longe na elevação. - Vinho: É vinho puro, de uva. Assim como o pão se muda no Corpo de Cristo na consagração, o vinho se muda no Sangue do Senhor, vivo e ressuscitado. - Cálice: É uma "taça" revestida de ouro ou prateada. Nele se deposita o vinho a ser consagrado. - Âmbula: É semelhante ao cálice, mas tem uma tampa. Nela se colocam as hóstias. Após a Missa é guardada no Sacrário com as hóstias consagradas. - Patena: É um "pratinho" de metal. Sobre ele se coloca a hóstia grande. - Água: É natural. Serve para purificar as mãos do sacerdote e ser colocada no vinho (umas gotas só), para simbolizar a união da humanidade com a Divindade em Jesus. Também é usada para purificar o cálice e a âmbula. - Pala: É uma peça quadrada, dura, (um cartão revestido de linho). Cobre o cálice. - Sanguinho: É uma toalhinha comprida, branca. Serve para enxugar o cálice e a âmbula. - Galhetas: são como duas jarrinhas de vidro. Numa vai a água, na outra, o vinho. Elas estão sempre juntas, num pratinho, ao lado do altar.- Manustérgio: Vem da palavra latina "manus", que quer dizer "mão". É para enxugar as mãos do Celebrante, no ofertório. Acompanha as galhetas. - Missal: é um livro grosso que tem o rito da Missa, menos as Leituras, que estão num outro livro chamado Lecionário. - Crucifixo: Sobre o altar ou acima dele deve haver um crucifixo para lembrar que a Ceia do Senhor é inseparável do seu Sacrifício Redentor.- Velas: Sobre o altar vão duas velas. A chama da vela é o símbolo da fé, que recebemos de Jesus, "Luz do Mundo". É sinal de que a Missa só tem sentido para quem vive a fé.
MAS PORQUE IR À IGREJA?O individualismo não tem lugar no Evangelho, pois a Palavra de Deus nos ensina a viver fraternalmente. A Igreja é o povo de Deus. Com ela Jesus fez a Nova e Eterna Aliança no seu Sangue. A palavra Igreja significa Assembléia. É um povo reunido na fé, no amor e na esperança pelo chamado de Jesus Cristo. A Missa foi sempre o centro da comunidade e o sinal da unidade, pois é celebrada por aqueles que receberam o mesmo batismo, vivem a mesma fé e se alimentam do mesmo Pão. Todos os fiéis formam um só "corpo". São Paulo disse aos cristãos: "Agora não há mais judeus nem grego, nem escravo, nem livre, nem homem, nem mulher. Pois todos vós sois UM SÓ em Cristo Jesus" (Gl 3,28).
GESTOS E ATITUDESO homem é corpo e alma. Há nele uma unidade vital. Por isso ele age com a alma e com o corpo ao mesmo tempo. O seu olhar, as suas mãos, a sua palavra, o seu silêncio, o seu gesto, tudo é expressão de sua vida. Na Missa fazemos parte de uma Assembléia dos filhos de Deus, que tem como herança o Reino dos céus. Por isso na Celebração Eucarística, não podemos ficar isolados, mudos, cada um no seu cantinho. A nossa fé, o nosso amor e os nossos sentimentos são manifestados através dos gestos das palavras, do canto, da posição do corpo e também do silêncio. Tanto no canto como o gesto, ambos dão força à palavra. A Oração não diz respeito apenas à alma do homem, mas ao homem todo, que é também corpo. O corpo é a expressão viva da alma. VEJAMOS O SIGNIFICADO DOS GESTOS - Sentado: É uma posição cômoda, uma atitude de ficar à vontade para ouvir e meditar, sem pressa.- Em pé: É uma posição de quem ouve com atenção e respeito. Indica a prontidão e disposição para obedecer. (Posição de orante) - De joelhos: Posição de adoração a Deus diante do Santíssimo Sacramento e durante a consagração do pão e vinho. - Genuflexão: É um gesto de adoração a Jesus na Eucaristia. Fazemos quando entramos na igreja e dela saímos, se ali existir o Sacrário.- Inclinação: Inclinar-se diante do Santíssimo Sacramento é sinal de adoração. - Mãos levantadas: É atitude dos orantes. Significa súplica e entrega a Deus.- Mãos juntas: Significam recolhimento interior, busca de Deus, fé, súplica, confiança e entrega da vida. - Silêncio: O silêncio ajuda o aprofundamento nos mistérios da fé. Fazer silêncio também é necessário para interiorizar e meditar, sem ele a Missa seria como chuva forte e rápida que não penetra na terra.
ATIVIDADE
1. Por que a Missa é a oração mais importante?
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2. O que o padre faz na Missa?
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3. Ir à Missa é só uma obrigação? Comente.
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4. Você acha que a missa é mesmo uma festa? Por quê?
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4. Você acha que a missa é mesmo uma festa? Por quê?
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Gesto concreto:
Sabendo da importância que a Palavra de Deus tem para a vida dos cristãos, todos os dias,antes de dormir, reúna-se com sua família para fazer uma leitura bíblica. Se quiser, coloque a Bíblia aberta em um lugar de destaque, acenda uma vela ao lado e, antes de iniciar a leitura, faça uma oração pedindo que Deus ilumine o coração de todos para a palavra que será lida.
Gesto concreto:
Sabendo da importância que a Palavra de Deus tem para a vida dos cristãos, todos os dias,antes de dormir, reúna-se com sua família para fazer uma leitura bíblica. Se quiser, coloque a Bíblia aberta em um lugar de destaque, acenda uma vela ao lado e, antes de iniciar a leitura, faça uma oração pedindo que Deus ilumine o coração de todos para a palavra que será lida.
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