
terça-feira, 30 de junho de 2009
Palavra de Vida 30 de Junho

Santos Protomártires da Igreja de Roma

São Pedro e São Paulo Apóstolos
Dia 29 de Junho
Hoje, a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo. Estes santos são considerados "os cabeças dos apóstolos", por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários. Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como Seu Senhor, Jesus Cristo.Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho. Paulo, que tinha como nome antes da conversão Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada "aos pés de Gamaliel", um dos grandes mestres da Lei da época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o Batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação.Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o "Apóstolo dos gentios".
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Palavra de Vida 26 de Junho
1Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. 2Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 3Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra.4Então Jesus lhe disse: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”.
Eu quero "Fica limpo" Esta frase é de Jesus para você. Se você quer ficar limpo, saiba que isto é antes um desejo de Deus. Ele tem o poder de te curar e purificar do passado, dos erros e de todo vício. Não duvide do amor de Deus. Acredite. Que tal, procurar hoje, viver esta "limpeza".
Informação Social

O Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crimes (UNODC) escolhe um tema para cada ano, pelo lançamento da campanha, para educar o público sobre o mundo das drogas. O slogan da campanha entre 2007 e 2009 é “Drogas: Quem controla a sua vida?”
O Almanakut Brasil aderiu à campanha e faz a divulgação em redes sociais e blogs, divulgando também a campanha “Crack Nem Pensar”, da RBS, e com apoio do blog Investigador de Polícia.
Veja a campanha internacional no UNIDOC
Fonte: Minha Notícia
Santos João e Paulo

quinta-feira, 25 de junho de 2009
Diante de Jesus, nada continua da mesma maneira
O Senhor, que se faz presente no meio de nós, nos conhece. Ninguém vai à presença d'Ele e continua da mesma maneira que chegou.
O Todo-poderoso tem uma novidade para você, ninguém vai à presença d'Ele e sai de mãos vazias. Se você se coloca na presença do Senhor, como quem reconhece sua fragilidade, com certeza não sairá de mãos vazias! Na cruz, Jesus Cristo deu a vida por nós, mas o Senhor não ficou nela, Ele ressuscitou! Quem se encontra com o Ressuscitado ressurge com Ele. Quem se encontra com Cristo, ressuscita com Ele!
Foi um terror para os discípulos ver o Mestre ser suspenso na cruz. Isso lhes abalou a fé e os levou a não O reconhecerem, mesmo Ele estando ao lado deles. Aqueles homens caminharam ao lado do Ressuscitado sem perceber quem Ele realmente era. O coração daqueles homens começa a arder a partir do momento em que a Palavra de Deus penetra em seus corações, pois depois disso começam a ficar sensíveis à graça de Deus.
Hoje, Jesus está caminhando ao seu lado também. O Senhor não abandonou você, Ele tem caminhado ao seu lado dia e noite. Nada do que você está vivendo –, como decepções, desconfianças, traições –, está oculto aos olhos do Senhor.
Jesus jamais recusa um convite de nossa parte. Quando O convidamos para ficar conosco, Ele não nos abandona. Um encontro pessoal com Cristo muda a nossa vida. Se você tem uma experiência pessoal com o Senhor, você percebe que não há mais limites na sua vida com Deus, pois Ele está ao seu lado.
O medo é que nos impede de amar; e quem não ama, não vive. Peça a Jesus que arranque esse sentimento de seu coração. O medo de confiar e de se abandonar em Deus. Aquela pessoa que não abandona seu medo, não consegue ter fé. Por isso, o desafio de hoje é lançar fora todo o temor.
Quer mudar a realidade à sua volta? Então, mude você primeiramente. Se você se tornou diferente pela graça de Deus, tudo mudará ao seu redor.
São Guilherme

Solenidade do Nascimento de João Batista

Atentos à tentação - Na nossa vida íntima com Deus, somos muito visados pelo diabo
Este não é basicamente um passo para nos aproximarmos de Deus, mas é um alerta para não nos distanciarmos d'Ele. O diabo existe, sim, a Palavra revela isso claramente nesse trecho da Carta de São Pedro. Como o próprio nome do maligno diz, ele é o divisor. Ele quer nos dividir na nossa fé entre o crer e o não crer, entre o confiar e o desconfiar. Por isso, São Pedro coloca em sua carta: “Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora”. Até mesmo para pararmos com a autopiedade e o pessimismo na nossa vida.
O Altíssimo nos deu a graça de sermos chamados filhos d'Ele, por essa razão o maligno, que é o inimigo de Deus, nos quer devorar. Contudo, o demônio não se apresenta como o nosso inimigo; pelo contrário, apresenta-se como o nosso melhor amigo, aquele que nos satisfaz naquele momento. Na verdade, ele não é o nosso inimigo declarado, nós é que o somos, pois não queremos a mentira na nossa vida, sendo ele o pai desse mal.
Somos humanos e caímos muitas vezes, mas, todas as vezes em que isso acontecer, devemos aguentar firmes na fé, pois é no nosso momento de queda, de fraqueza, de tristeza, que a tentação vem e nos pergunta: “Onde está o vosso Deus?” No deserto, Jesus estava com fome e foi tentado pelo diabo: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães”. Nesse momento, Cristo se coloca não como o Filho de Deus, mas como um verdadeiro homem, provando-nos que somos capazes de resistir à tentação quando verdadeiramente confiamos em Deus: “Não se vive só de pão, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4, 1-11).
Na nossa vida íntima com o Senhor, somos muito visados por satanás, pois ele quer nos provar que Deus não existe, que ele é que é o deus, apresentando-nos outros deuses, outras religiões, outras formas de conseguir a felicidade, de termos riquezas materiais, de sermos o centro, de sermos deuses também. Na verdade, ele quer desmoralizar o Senhor, destruindo eu e você, fazendo-se de carneirinho, mas a Palavra diz que o demônio é um leão que ruge querendo devorar-nos.
Quanto mais renunciarmos ao diabo, tanto mais nos aproximaremos de Deus. Não que o Senhor se separe de nós; nós é que, pelo dom da nossa liberdade, nos distanciamos d'Ele. Se você quer cortar toda a aproximação do diabo na sua vida, todas as suas artimanhas dele, reze agora renunciando a ele e a todos os seus espíritos malignos:
Em Nome de Jesus, pelo poder das Cinco Chagas de Jesus, por intercessão de Nossa Senhora, que esmagou a cabeça da serpente, eu renuncio a satanás, autor e pai de todo mal e de toda mentira. Renuncio a todas as suas façanhas na minha vida e a todas as sua falcatruas. Renuncio a todos os espíritos malignos e a toda contaminação que eu possa ter recebido de lugares ou coisas que eu fiz na minha vida. Renuncio a todo tipo de culto que eu possa ter feito a satanás e a seus anjos, consciente ou inconscientemente.
Neste dia, eu assumo o Senhorio de Jesus na minha vida, sobretudo o que eu tenho e tudo o que eu sou. No meu passado, na minha história, no meu presente e no meu futuro. Eu sou de Jesus, inteiramente de Jesus.
Deus é meu Pai, Jesus é meu Irmão e Salvador; o Espírito Santo é o meu Companheiro e Santificador; Maria é minha Mãe e Intercessora. Amém. (Renove as promessas do seu Batismo rezando o nosso Credo).
Palavra de Vida 25 de junho
domingo, 21 de junho de 2009
A restauração da minha família depende de mim
A primeira coisa que precisamos notar é que em casa ninguém é igual, e estamos em níveis de maturidade diferentes. Os pais têm mais experiência, mas entre eles há diferenças. Os filhos estão crescendo, sendo construídos em todos os sentidos: no físico, no psicológico e no espiritual. Aqui entra em ação o material para construir cada um, que se chama respeito e paciência com o processo do outro. Por isso, a família precisa ser o ambiente propício para as mudanças, para o crescimento e até para as crises. Ninguém deve ter vergonha de ser o que é e de estar como está em casa. Em minha opinião, existem alguns pontos primordiais para construir e restaurar a família:
1º Restaurar o relacionamento com Deus: a base do sacramento do matrimonio é o amor, sem fazer a experiência de Deus é impossível amar de verdade. O amor real, muitas vezes, passa pela experiência da morte, do aniquilamento, do esquecer-se de si mesmo; e tudo isso, sem Deus, é impossível superar. Mas é preciso respeitar a experiência religiosa de cada um, saber que ela também é individual, mas que dá para fazer um caminho para Deus, JUNTOS!
2º Fazer da minha casa um ninho de amor: na minha casa eu decido amar primeiro, o processo começa em mim, por essa razão, eu não posso cobrar aquilo que ainda não consigo dar.Procurar defeitos nos outros, culpados, não resolver as situações de tensão ou dificuldades vividas em casa, faz dela um inferno e não um pedaço do céu. Eu preciso sentir o desejo de voltar para casa, ela precisa ser o meu refúgio, meu oásis no meio do deserto. Minha casa e minha família precisam me atrair, significam porto seguro, lugar onde não importa a minha condição: EU SEI QUE SOU AMADO.
3º Partilha e diálogo: isso quer dizer onde todos crescem no conhecimento de si e dos outros. A falta de diálogo e partilha deixa crescer dentro dos membros da família os venenos que podem destrui-la, gerando os ressentimentos e as mágoas, a falta de perdão e o medo de se revelar. Dentro de casa precisa se promover um clima de confiança e aceitação do outro, eu preciso me sentir acolhido para partilhar a minha verdade. Outro dia ouvi a experiência de um movimento que se chama Equipes de Nossa Senhora, o qual trabalha com casais. Eles têm uma prática que se chama “direito de sentar-se”. Sentar-se à cadeira, sentar-se à mesa, para falar e ouvir tudo que o outro precisa dizer. ISSO É CARIDADE.
Nós não podemos esquecer que cada um tem a sua parte essencial e importante na construção da família; os pais têm seu papel de pilar de sustentação e construção da casa, mas os filhos dão sentido, vigor e alegria aos genitores. E assim vamos construindo famílias restauradas.
Oração
Pai santo, Pai amado, a restauração da minha família depende da minha participação ativa e consciente. Do meu amor e compreensão, respeito e paciência com o processo dos meus pais e irmãos, por isso, que eu não sonegue amor e verdade, perdão e misericórdia para com os meus, que esse processo comece em mim primeiro. Eu decido amar primeiro em minha família e colaborar com a restauração do santuário da vida, que é minha casa. Amém. "
Oração a São Tarcísio

Glorioso São Tarcísio, não permitas que eu seja manchado com alguma mancha de impureza, mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos imundos e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus Cristo Crucificado, imprimi profundamente em meu coração o santo sentimento do temor de Deus. Inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos aqui na terra, mereça gozar de Deus Convosco no Céu.
Amém.
São Tarcísio-Padroeiro dos Coroinhas
HISTÓRIA DE SÃO TARCÍSIO
Tarcísio pertencia à comunidade cristã de Roma, era acólito, isto é, coroinha na igreja. No decorrer da terrível perseguição do imperador Valeriano, muitos cristãos estavam sendo presos e condenados à morte. Nas tristes prisões à espera do martírio, os cristãos desejavam ardentemente poder fortalecer-se com Cristo Eucarístico. O difícil era conseguir entrar nas cadeias para levar a comunhão. Nas vésperas de numerosas execuções de mártires, o Papa Sisto II não sabia como levar o Pão dos Fortes à cadeia. Foi então que o acólito Tarcísio, com cerca de 12 anos de idade, ofereceu-se dizendo estar pronto para esta piedosa tarefa. Relativamente ao perigo, Tarcísio afirmava que se sentia forte, disposto antes morrer que entregar as Sagradas Hóstias aos pagãos. Comovido com esta coragem, o papa entregou numa caixinha de prata as Hóstias que deviam servir como conforto aos próximos mártires. Mas, passando Tarcísio pela via Ápia, uns rapazes notaram seu estranho comportamento e começaram a indagar o que trazia, já suspeitando de algum segredo dos cristãos. Ele, porém, negou-se a responder, negou terminantemente. Bateram nele e o apedrejaram. Depois de morto, revistaram-lhe o corpo, nada achando com referência ao Sacramento de Cristo. Seu corpo foi recolhido por um soldado, ocultamente cristão, que o levou às catacumbas, onde recebeu honorifica sepultura.
Ainda se conservam nas catacumbas de São Calisto inscrições e restos arqueológicos que atestavam a veneração que Tarcísio granjeou na Igreja Romana. Tarcísio foi declarado padroeiro dos coroinhas ou acólitos, que servem ao altar. Mais uma vez encontramos a importância da Eucaristia na vida do cristão e vemos que os santos existem não para serem adorados, mas para nos lembrar que eles também tiveram fé em Deus. Eles são um exemplo de fé e esperança que deve permanecer sempre com as pessoas. Então, a exemplo de São Tarcísio, estejamos sempre dispostos a ajudar, a servir. Se cada um fizer a sua parte realmente nos tornaremos um só em Cristo.
São Luiz Gonzaga

Palavra de Vida 21 de junho
terça-feira, 9 de junho de 2009
Eu não quero ser sem sabor

Oração da Sobriedade
Ladainha do Espirito Santo
Terço Espirito Santo e Providência
Orações
O Símbolo do Paõ de Santo Antonio
Palavra de vida 09 de junho
José de Anchieta


São Medardo
Nono Dia da Trezena de Santo Antonio
- Palavra de Deus: “Maria, Tu és feliz porque acreditaste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas” (Lc 1,45).
- Palavra do Santo: “O Senhor criou o paraíso terrestre e colocou nele o homem, para que o cultivasse e o guardasse: infelizmente, Adão o cultivou mal. Foi então necessário que Deus plantasse outro paraíso, muitíssimo mais belo: Nossa Senhora”.
-Súplica para todos os dias:Meu querido Santo Antônio, Santo dos mais carinhosos, o vosso ardente amor de Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para com o próximo vos mereceram durante a vida o poder de fazer milagres espantosos. Nada vos era impossível senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa eficaz intercessão. A vós recorremos e vos imploramos que nos obtenhais a graça especial que neste momento pedimos. Ó bondoso e santo Taumaturgo, cujo coração estava sempre cheio de simpatia pelos homens, segredai as nossas preces ao Menino Jesus que tanto gostava de repousar nos vossos braços. Uma palavra vossa nos obterá as mercês que pedimos.
- Oração de Santo Antônio: Rainha nossa, insigne Mãe de Deus, nós te pedimos: faze com que nossos corações fiquem repletos da graça divina e resplandeçam de alegria celeste. Fortalece-os com a tua fortaleza e enriquece-os de virtudes. Derrama sobre nós o dom da misericórdia, para que obtenhamos o perdão de nossos pecados. Ajuda-nos a viver de modo a merecer a glória e a felicidade do céu. Amém!
- Pai-nosso… Ave-maria… Glória ao Pai…
Santo Antônio, rogai por nós que recorremos a vós.
Oitavo dia da Trezena de Santo Antônio
- Palavra de Deus: “O Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos lembrará tudo o que eu vos disse”. (Jo 14,26)
- Palavra do Santo: “Em contato com o Espírito Santo, a alma vai, pouco a pouco, perdendo suas manchas, sua frieza, sua dureza e transformando-se totalmente naquele fogo aceso nela”.
-Súplica para todos os dias: Meu querido Santo Antônio, Santo dos mais carinhosos, o vosso ardente amor de Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para com o próximo vos mereceram durante a vida o poder de fazer milagres espantosos. Nada vos era impossível senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa eficaz intercessão. A vós recorremos e vos imploramos que nos obtenhais a graça especial que neste momento pedimos. Ó bondoso e santo Taumaturgo, cujo coração estava sempre cheio de simpatia pelos homens, segredai as nossas preces ao Menino Jesus que tanto gostava de repousar nos vossos braços. Uma palavra vossa nos obterá as mercês que pedimos.
- Oração: Ó Deus, vosso Espírito criou do nada todas as coisas; tornou-se a força dos profetas e a coragem dos mártires. Pelo Espírito Santo, vosso Filho foi concebido no seio de Maria e por Ele nasceu a Igreja no mundo. Vosso Espírito fez de Antônio o santo de todos os povos e o pregador de vossa Palavra. Que sua luz nos ilumine sempre e nos transforme, de pecadores que somos, em santos para vossa glória. Amém!
- Pai-nosso… Ave-maria… Glória ao Pai…
Santo Antônio, rogai por nós que recorremos a vós.
domingo, 7 de junho de 2009
São Marcelino

Palavra de Vida 07 de junho
Sétimo dia da Trezena de Santo Antonio
MESMO HOJE SENDO O DIA DO SENHOR, NÃO PODEMOS DEIXAR DE REZAR A QUEM TANTO LHE AMOU.
- Palavra de Deus: “Jesus Cristo é sempre e o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade. Não vos deixeis desviar por doutrinas estranhas” (Hb 13, 8-9).
- Palavra do Santo: “Ele veio para ti para poderes ir a Ele”.
-Súplica para todos os dias:Meu querido Santo Antônio, Santo dos mais carinhosos, o vosso ardente amor de Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para com o próximo vos mereceram durante a vida o poder de fazer milagres espantosos. Nada vos era impossível senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa eficaz intercessão. A vós recorremos e vos imploramos que nos obtenhais a graça especial que neste momento pedimos. Ó bondoso e santo Taumaturgo, cujo coração estava sempre cheio de simpatia pelos homens, segredai as nossas preces ao Menino Jesus que tanto gostava de repousar nos vossos braços. Uma palavra vossa nos obterá as mercês que pedimos.
Deixe nos comentários seus pedidos de orações.
- Oração: Senhor, Vós revelastes o vosso amor, vossa bondade, vosso perdão e vossa imagem em Cristo Jesus. Fazei com que possamos reconhecê-Lo e amá-Lo, segui-Lo e indicá-Lo sempre aos nossos irmãos, pelo exemplo de vida, por nossas boas obras e pela nossa palavra. Por intercessão de Santo António, fazei com que nossa fé seja sempre mais viva e nossa missão sempre mais corajosa e fiel. Amém!
- Pai-nosso… Ave-maria… Glória ao Pai…
Santo Antônio, rogai por nós que recorremos a vós.
sábado, 6 de junho de 2009
A beleza do viver da Divina Providência
Para que possamos viver essa experiência precisamos aprender a olhar todos os fatos segundo a luz divina. Nada acontece por acaso. Deus lhe diz algo, direciona e constrói em todas as ocasiões, sejam estas pequenas ou grandes, alegres ou tristes, de encontros ou desencontros.
É necessário que nunca deixemos de acreditar nesse amor/cuidado, ainda que tudo pareça contrário ao que interpretamos como bondade divina. Assim como necessitamos ter sempre em mente que o Altíssimo é poderoso o bastante para tirar algo melhor, mesmo dos males que venhamos a sofrer. Lembremo-nos de que oportunidades também surgem de situações contrárias.
Não desista diante das frustrações. Persevere! É natural sofrer numa situação de perda ou resultado diferente aos nossos sonhos e pretensões; mas não pare nisso. É preciso levantar a cabeça e continuar sempre, contando com a força de Deus em você, a qual se faz presente através da Eucaritia, do contato com a Palavra e nos fatos comuns do dia-a-dia. Pois contrariedade nenhuma é eterna. Em algum momento o Senhor irá mostrar onde está o amor nessa adversidade.
Não se revolte com os fatos e com a vida nem culpe o céu. Mesmo aquilo que parece bom, pode ser ruim se não servir como crescimento humano e espiritual. Tudo tem que servir para nos impulsionar para o Alto. Que tudo seja para a salvação de almas. Pode ser também que não se esteja preparado para usufruir de um bem corretamente, segundo o verdadeiro propósito para o qual foi criado, nisso lhe seria nocivo.
Embora a Providência Divina seja um abandono aos cuidados de Deus, não podemos cruzar os braços esperando que tudo provenha do céu. Trabalho é fundamental. O divino não depende do esforço de nossas mãos, mas também por intermédio dele quer agraciar o ser humano com Sua benevolência. Dê matéria-prima, tanto para o plano material quanto para o sobrenatural para agir em seu favor.
Por fim, o anseio de viver segundo a Divina Providência nos aproxima d'Aquele que é o Autor supremo de todas as coisas. O mais bonito disso tudo é que cria um relacionamento de intimidade do Todo-poderoso com o ser humano e realiza verdadeiramente o significado do nome como O conhecemos: Deus Conosco, Emanuel. Ele está no meio de nós fazendo sempre o melhor.
Deus provê, Deus proverá, Sua misericórdia não faltará. "
São Norberto

Palavra de Vida 6 de Junho
assumir aquilo que custa. Não dê as sobras. Dê daquilo que te custa. Isso melhora a qualidade de sua vida e abre a tua alma para as graças que vem de Deus. Tenha coragem. Acredite. Quem se lança em Deus acredita que o que é dado para ele se torna investimento para a eternidade.
Sexto Dia da Trezena de Santo Antonio
- Palavra de Deus: “O meu mandamento é este: amai-vos uns aos outros, assim como Eu vos amei. Não existe maior amor do que dar a vida pelos amigos” (Jo 15,13).
- Palavra do Santo: “Existe um só amor para com Deus e para com o próximo. Este é o Espírito Santo, porque Deus é Amor”.
-Súplica para todos os dias:Meu querido Santo Antônio, Santo dos mais carinhosos, o vosso ardente amor de Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para com o próximo vos mereceram durante a vida o poder de fazer milagres espantosos. Nada vos era impossível senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa eficaz intercessão. A vós recorremos e vos imploramos que nos obtenhais a graça especial que neste momento pedimos. Ó bondoso e santo Taumaturgo, cujo coração estava sempre cheio de simpatia pelos homens, segredai as nossas preces ao Menino Jesus que tanto gostava de repousar nos vossos braços. Uma palavra vossa nos obterá as mercês que pedimos.
Deixe nos comentários seus pedidos de orações.
- Oração: Senhor, Vós sois amor revelado na Trindade. Por amor nos criastes e por amor nos sustentais. No amor nos salvastes e no amor nos destes o primeiro e o maior de todos os mandamentos. Com Santo António, modelo de amor, possamos nos dedicar ao vosso serviço, no serviço dos irmãos. Senhor, que vosso amor se torne sempre mais a grande força transformadora do mundo. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo.
Santo Antônio, rogai por nós que recorremos a vós.
sexta-feira, 5 de junho de 2009
"A amizade nos capacita para a missão"
Muito mais do que amar Lázaro e suas irmãs, Jesus se sentia profundamente amado em Betânia. Lá Ele se sentia em casa, seguro, refugiado e é por isso mesmo que vai àquele pequeno povoado antes de entrar em Jerusalém para cumprir Sua missão. Ele poderia ter ido a Nazaré ver Sua Mãe ou a Cafarnaum à casa de Pedro, mas não, Ele decidiu ir a Betânia para ser amado.
Jesus entende que a missão é muito grande e que precisa de ajuda. Aquele, que é o Amor, agora, precisa ser amado. Aquele, que amou a tantos durante a vida, agora, no momento final, precisa deixar-se ser amado por aqueles que realmente O amam. São os verdadeiros amigos que preparam Jesus para a missão.
Na última noite em Betânia, Maria O unge com um perfume muito caro, declarando que ela O preparou para a morte. Não foi somente com o perfume caro que Ele se viu ungido e preparado para o Seu sacrifício. O que realmente O ungiu e que para Ele era muito mais caro foi o amor de Seus amigos. Se o ato de ungir é capacitar alguém para uma missão, o amor dos irmãos de Betânia capacitou o Senhor. A partir daquele momento, nem a traição de Judas nem o pavor que tomou conta d'Ele no Horto das Oliveiras ou o abandono de todos os Seus discípulos foram capazes de impedir Sua missão.
O Senhor mostrou com a vida o que é uma amizade verdadeira, o que o amor de verdadeiros amigos é capaz de nos fazer suportar. Ele mostrou que por mais que amemos a muitos, precisamos também ser amados, para podermos cumprir a missão que Deus nos confiou. Não há quem ame o suficiente que não precise ser amado. O amor verdadeiro nos capacita para a missão.
O Evangelho sempre nos questiona. As atitudes de Jesus nos levam à reflexão. Talvez você esteja buscando força para continuar em outros lugares e não "na Betânia da sua vida". Talvez esteja buscando em “grandes cidades” o amor que você só vai encontrar nos “pequenos povoados”. Talvez seja a hora de revermos a nossa vida e identificarmos quais são os "Lázaros", as "Martas" e as "Marias" que Deus nos concedeu. Quem são os amigos capazes de nos capacitar para enfrentar a missão? Se olharmos, com atenção, nos “pequenos povoados” de nossa vida, na pequena "Betânia", encontraremos aqueles que verdadeiramente podem nos amar.
Jesus teve amigos e não nos deixa sem eles, pois experimentou como estes são necessários em nossas vidas nos momentos decisivos. Basta que nós os reconheçamos em nossa caminhada e percebamos que dependemos do amor deles para cumprir a missão que Deus nos concedeu."
Como lidar com as crises e conflitos
Com isso entendemos que em alguns momentos, e em determinados níveis, o conflito pode ser considerado necessário para não entrarmos num processo de estagnação. Precisamos entender que essas fases conflituosas, as quais, muitas vezes, nos parecem anormais e intoleráveis, são inseparáveis da existência humana e não configuram algo exclusivamente negativo. Portanto, a nossa primeira atitude é encarar esses momentos difíceis como acontecimentos normais da nossa condição humana e buscar passar por eles da forma mais positiva possível. Para isso, vamos entender melhor o que significa a palavra “crise”.
A palavra “crise” se origina da palavra grega “krísis” e significa: manifestação violenta e repentina de ruptura de equilíbrio; também definida como fase difícil, grave, na evolução das coisas, dos fatos, das ideias; é também um estado de dúvidas e incertezas; momento perigoso ou decisivo; ponto de transição entre um período de prosperidade e outro de depressão; tensão, conflito.
A Bíblia apresenta a palavra “crisol”, que leva à interpretação da palavra “crise” como purificação. Crisol é definido como um cadinho, um recipiente das máquinas fundidoras, onde se derrete o metal e os materiais diferentes são separados. Além disso, no dicionário também há o significado de servir para evidenciar as boas qualidades do indivíduo. Enquanto que essa palavra em chinês é representada pelo mesmo símbolo que oportunidade.
Podemos dizer, então, que esses momentos críticos e conflituosos não são necessariamente negativos; a maneira como lidamos com eles é que pode gerar algumas reações. A questão, portanto, é como lidamos com essas fases adversas. Podemos agir de diversas formas: ignorá-las, abafá-las, resolvê-las ou transformá-las numa oportunidade de crescimento. A maneira como lidamos com nossos afetos e emoções são determinantes na forma como nos relacionamos com os outros e com as crises.
Vamos então para algumas dicas práticas de como lidar com as crises e conflitos:
• Precisamos nos conhecer, isto é, entender como lidamos com os nossos afetos e emoções, pois, quanto mais nos conhecemos, tanto mais facilmente podemos trabalhar com as dificuldades de forma positiva e como fonte de crescimento pessoal;
• Mesmo que o problema não parta de nós, precisamos começar o trabalho conosco. Procurar um culpado pela situação pode apenas retardar e até mesmo aumentar o problema;
• Precisamos analisar a situação para entender o que realmente está acontecendo, para assim buscar alternativas de solução e escolher aquela alternativa que julgarmos mais plausível;
• Precisamos aperfeiçoar nossa capacidade de ouvir e falar. Com essa postura, silenciamos nossa voz interna e deixamos crescer a voz do outro, permitindo que esta soe clara dentro de nós. O desejo mais profundo do coração humano é o de ser compreendido: perceber isso é possibilitar um processo eficaz de comunicação, o que é um facilitador para a resolução dos momentos conflituosos;
• Quando estamos errados, precisamos reconhecer os nossos erros e até mesmo ter a coragem de buscar ajuda quando necessário.
O que podemos concluir com isso é que as crises não apresentam apenas um sentido pejorativo; ao contrário, elas podem ser grandes oportunidades. Quando uma adversidade acontece é o momento ideal para separarmos o que temos de bom do que temos de ruim, fazendo dela a oportunidade de que os chineses falam e aproveitando para sermos melhores e crescer. "
Manuela Melo
São Bonifácio

Palavra de Vida 05 de junho
Entra em tua casa com saúde. A ti bênção e alegria. Quem se lança na .viagem. com Deus, encontra a cura para si e para a sua família. Você só será motivo de alegria para os outros se for capaz de lhes dar o remédio que cura todos os males: o amor de Deus. Esse amor é capaz de abrir os olhos de muito e dar muitas bênçãos àqueles que antes só experimentavam a escuridão.
Liturgia de Sexta-Feira, 5 de Junho de 2009
Quinto dia da Trezena de Santo Antonio
-Palavra de Deus: “A tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade e a fidelidade comprovada produz a esperança. E a esperança não decepciona” (Rm 5, 4-5).
- Palavra do Santo: “A esperança é a expectativa dos bens futuros… Ao desesperado falta a coragem para progredir”.
-Súplica para todos os dias:Meu querido Santo Antônio, Santo dos mais carinhosos, o vosso ardente amor de Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para com o próximo vos mereceram durante a vida o poder de fazer milagres espantosos. Nada vos era impossível senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa eficaz intercessão. A vós recorremos e vos imploramos que nos obtenhais a graça especial que neste momento pedimos. Ó bondoso e santo Taumaturgo, cujo coração estava sempre cheio de simpatia pelos homens, segredai as nossas preces ao Menino Jesus que tanto gostava de repousar nos vossos braços. Uma palavra vossa nos obterá as mercês que pedimos.
Oração: Senhor, como faz bem ter esperança e cultivar a esperança. Em vós nossas esperanças sempre encontram resposta. E a cada resposta que vem de vós, nasce uma nova esperança. Nós vos pedimos Senhor, que nosso coração seja fortalecido pela virtude da esperança e que nosso olhar se fixe lá onde se encontram as verdadeiras e eternas alegrias. Com Santo Antônio, renovai nossas esperanças em Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!
- Pai-nosso… Ave-maria… Glória ao Pai…
Santo Antônio, rogai por nós que recorremos a vós.
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Quarto Dia da Trezena de Santo Antônio
- Palavra de Deus: “Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta-nos a fé”!” Disse o Senhor: “Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecerá”. (Lc 17,5-6)
- Palavra do Santo: “Para o cristão, crer em Deus não significa tanto acreditar que Ele é verdadeiro e fiel; significa sim acreditar amando”.
-Súplica para todos os dias:Meu querido Santo Antônio, Santo dos mais carinhosos, o vosso ardente amor de Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para com o próximo vos mereceram durante a vida o poder de fazer milagres espantosos. Nada vos era impossível senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa eficaz intercessão. A vós recorremos e vos imploramos que nos obtenhais a graça especial que neste momento pedimos. Ó bondoso e santo Taumaturgo, cujo coração estava sempre cheio de simpatia pelos homens, segredai as nossas preces ao Menino Jesus que tanto gostava de repousar nos vossos braços. Uma palavra vossa nos obterá as mercês que pedimos.
- Oração: Senhor, nós vos agradecemos pelo dom da fé que nos faz ver além das aparências as pessoas e os fatos. Fazei que nos dediquemos continuamente no crescimento da fé, pelo conhecimento da vossa palavra, pela oração e pela busca sincera da verdade. Que o exemplo de Santo Antônio nos ajude a viver uma fé sincera e corajosa, forte e segura. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!
- Pai-nosso… Ave-maria… Glória ao Pai…
Santo Antônio, rogai por nós que recorremos a vós.
Palavra de Vida 04 de junho
Marcos 12,28-34
"28Um mestre da Lei aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. 32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus. "
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Terceiro Dia da Trezena de Santo Antonio
- Palavra de Deus:
- Oração:
Santo Antônio, rogai por nós que recorremos a vós.
Encontro da Catequese Segunda Etapa Os Doze Apóstolos
História Bíblica:
Um dia Jesus resolveu ir para a região da Galiléia. Mas antes disso, procurou Filipe, e disse:
- Venha comigo.
E Filipe foi. Ele sabia que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus. Queria tanto seguir a Jesus e servi-lo. Filipe procurou seu amigo Natanael, e falou:
- Achamos Aquele de quem Moisés e os profetas também escreveram no livro de Deus. É Jesus de Nazaré.
Natanael perguntou:
- E de Nazaré pode vir alguma coisa boa?
- Venha e veja – respondeu Filipe.
Quando Jesus viu Natanael chegando disse:
- Vejam, está aqui um verdadeiro israelita, um homem realmente sincero!
Natanael ficou admirado. Como é que Jesus o conhecia? Jesus falou:
- Antes de Filipe o chamar eu já tinha visto você sentado debaixo da figueira.
Filipe e Natanael tornaram-se dois dos doze apóstolos.
Outro dia, Jesus estava na praia do logo de Genesaré e a multidão O apertava para ouvir suas palavras. Ele viu o Barco de Simão e pediu que ele o afastasse um pouco da praia. Quando ele acabou de ensinar o povo, disse a Simão:
- Leve o barco aonde o lago é mais fundo e achará muitos peixes.
Simão falou que eles já pescaram a noite toda e nada, mas obedeceu. Eles encheram dois barcos com peixes. Simão e os outros ficaram admirados com a quantidade de peixes que haviam apanhado. Jesus disse a eles:
- De agora em diante vocês vão ser pescadores de homens.
Simão e André, Tiago e João deixaram tudo e seguiram a Jesus. Outra ocasião, Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Mateus. Jesus lhe disse:
- Venha comigo.
Então Mateus se levantou, deixando seu trabalho e foi com Ele. Naquele tempo Jesus passou a noite orando a Deus. Quando amanheceu chamou seus discípulos e escolheu doze. E deu o nome de apóstolos a estes doze:
Simão, em quem pôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, que era chamado o nacionalista; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariótes, que foi o traidor, substituído por ___________. Atos 1,26
Estes homens deixaram tudo e viajaram com Jesus, escutaram seus ensinamentos e ajudaram-no a contar que Jesus era o “Cristo – o Salvador prometido.”
Os Discípulos de Jesus
Jesus queria o bem do povo e desejou que essa missão durasse para sempre, que não terminasse nunca.
Formou um grupo de fé para trabalhar com Ele. Esse grupo foi chamado de “Grupo dos Doze Apóstolos”.
Os Apóstolos foram amigos e os auxiliares de Jesus. Apóstolos quer dizer “Enviados”. Este foi o 1º grupo enviado por Jesus para levar a mensagem de amor e salvação a todos os povos e assim, até hoje, continuar a sua missão aqui na terra.
Além dos Apóstolos, Jesus também nos escolheu para sermos do seu grupo e para dizer todas as pessoas que Deus nos ama.
Leia com Atenção!
O Chamado
O chamado é gratuito; Não custa.
Ao acolhê–lo devemos ter decisão e compromisso.
Quem quer deve está disposto a mudar de vida e crer na Boa Nova.
O chamado é como um novo começo!
Com amor, pense e responda:
· Para você o que é o chamado?
___________________________________________________
___________________________________________________
· Você se acha pronto para atender ao chamado de Jesus, assim como os
Apóstolos? Por que?
___________________________________________________
___________________________________________________
· Leia Mateus 13, 44 – 46 e escreva o que você entendeu?
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
Palavra de Vida 03 de junho
Marcos 12, 18-27
pelos critérios da terra. Alguns só acreditam naquilo que vêem, mas se esquecem que nem tudo pode ser medido pelos nossos sentidos. Quem se volta para Deus vê a vida em toda parte e sabe que Deus age sempre. Acredite também na intercessão daqueles que já estão em Deus.